Vereadores de Mutuípe vão até a OI

O deputado estadual Pedro Tavares [2º da esquerda para direita] e os vereadores de Mutuípe Gilberto dos Santos Rocha (Béu Rocha) [1º da esquerda para direita, camisa branca] e Lenildo Alves dos Santos (Gazo) [último da esquerda para direita, camisa listrada] estiveram na sede da Operadora Oi, no Cabula, em Salvador. O motivo da visita foi para discutir a qualidade do sinal de celular no município. A população de Mutuípe se queixava de um congestionamento constante para efetuar as chamadas. Em reunião com o diretor de relações institucionais da Oi, Ailton de Lira que se colocou prontamente a disposição e imediatamente tomou as medidas necessárias, garantindo a normalização do serviço de telefonia móvel nos próximos dias.

“A equipe técnica nos explicou que a propagação do sinal de celular estava sendo captada por outros dois municípios vizinhos e a partir de agora com um reparo o sinal passa a ser exclusivo de Mutuípe”, Pedro Tavares.

 

Fonte:http://www.deputadopedrotavares.com.br/2011/10/28/pedro-tavares-intercede-a-favor-de-mutuipe/

RESULTADO DA MICARETA

Ao completar 85 anos de emancipação política Mutuípe foi presenteada com a inauguração da Base SAMU 192 (localizada na Av. da Bahia – Centro, mesma BR 420) e com uma Micareta com grandes bandas e Celebridades, bem como Cheiro de Amor, Saiddy Bamba,  Pimenta Nativa, Alexandre Guedes (Banda Motumbá) e Edinéia Macedo (Pop Star).

 

Mas não foram só esse dois presentes, em entrevista na inauguração do SAMU, o prefeito Neto afirmou que haverá na cidade a agência do Bradesco, que comentam ter perdido para a cidade vizinha Ubaíra. E o presente mais importante para o momento foi não ter havido a violência que era esperada (Comentários que gangues estavam planejando brigas e levariam facas para a rua), fato que deixou muitos com medo e não foram pular a Micareta, com isso o público foi abaixo do esperado.

Para conter as possíveis brigas e roubos, a SSP (Secretaria de Segurança Publica) dobrou o número de câmeras que monitoram a cidade, houve reforço de policiamento, mais de 60 polícias (Militar, Civil e CAEL), 6 viaturas e toda população bem atenta e fazendo denúncias. Houve também operações nas vésperas para apreender drogas e armas em toda região.

Alguns comércios que faziam parte do percusso prolongaram os horários de funcionamento em busca de melhores resultados, outros aproveitaram para expor os produtos e sua marca. No geral a Micareta fez circular mais dinheiro na praça, mas era esperado um número maior de folião, com isso alguns comerciantes acabaram tendo que estocar alguns produtos que acreditava que tivesse saída na Micareta.

A equipe do www.mutuipe.com parabeniza a iniciativa da Prefeitura Municipal de Mutuípe, as Polícias que fizeram um brilhante trabalho e todos que participaram abrilhantando a Micareta.

Veja Vídeo:

Cheiro de Amor Aline Rosa no Micareta de Mutuípe

BOA EXPECTATIVA DA MICARETA

Moradores de Mutuípe,  vivem momentos de expectativa com proximidade da tradicional festa de Micareta, que acontecerá nos dias 14, 15 e 16 deste mês. A Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura, informou neste domingo (9) que já está quase tudo pronto para uma das maiores festas populares do Vale do Jiquiriçá: Micareta de Mutuípe. Ainda de acordo com informações, a Prefeitura prepara uma mega estrutura de som, palco, trio elétrico, sanitários químicos e segurança. A iluminação pública de Mutuípe passa por vistoria para corrigir os problemas e receber bem os visitantes. A festa começa na sexta-feira (14), com as seguintes atrações: Bembolado (local), Eletricaz (bloco), Pega e fica e Levada Nova. No sábado (15), a Micareta terá início às 16h, com Banda de Sopro, em seguida, Louca Paixão (local), Beat Beleza (bloco), Pimenta Nativa, Cocha Bamba e Mangaba Light. No domingo,(16), estarão desfilando as principais atrações do evento: Banda Cheiro de Amor, (com a estrela Aline Rosa), Saiddy Bamba e Apimentada. A Micareta 2011 será realizada pela Prefeitura Municipal de Mutuípe, com o apoio do Governo da Bahia.

FONTE: BMF

 

GBARBOSA e o Hospital DAY Queiroz em Mutuípe

Confesso que muito surpreso com algumas novidades que se comentam em Mutuípe, em conversas a grande pergunta é… “Até quando a cidade vai ficar dependente do cacau?, fruto que movimenta mais de 40% da economia local”, os comerciantes estão empolgados com a vinda do GBARBOSA e o Hospital DAY Queiroz, que devem começar a atuar logo em breve. “Estes novos empreendimentos trarão pessoas de outras cidades que acabaram girando a economia local, mas a cidade sente uma grande falta de uma fabrica/indústria que gere cerca de 400 empregos, que daria um giro em torno de R$200.000 a mais na cidade.” Outra carência da população é disponibilidade de bancos na cidade, atualmente só tem uma agência do Banco do Brasil, não tão grande e uma Lotérica na cidade. O Bradesco cogitou ir para a cidade, mas segundo informante, acabou indo para Ubaíra (cidade que também recebeu a fabrica da Dalpont que iria para Mutuípe). Espera-se que seja inaugurado o INSS (Instituto Nacional de Seguridade Social) no dia 12 de outubro, dia em que será comemorado o aniversário da cidade (85 anos de emancipação política), com o instituto a cidade deverá arrecadar mais impostos através dos aposentados.

http://lutyramos.blogspot.com

 

Juventude do Vale do Jiquiriçá aponta prioridades da região

Jovens do Vale do Jiquiriçá se reuniram neste sábado (01) na cidade de Amargosa, para a etapa territorial da Conferência de Juventude. Durante todo dia eles discutiram as prioridades para o Plano Estadual de Juventude. Divididos em grupos de trabalho, jovens de vários municípios da região, debateram os temas do programa.

 

O Prefeito Valmir Sampaio esteve presente no evento e falou da importância dos jovens se reunirem em busca das suas necessidades. “É nesse espaço que eles podem construir e efetivar políticas de juventude, fortalecendo a relação entre o governo e sociedade civil, promovendo a qualidade e participação da sociedade, na formulação e no controle das políticas públicas para a juventude”, completa.

 

Felipe de Mascarenhas, de 18 anos, estudante do ensino médio em Itiruçú, foi até Amargosa participar dos debates sobre Emprego e Renda. Ele destacou que as empresas da região onde vive poderiam investir mais na capacitação de jovens. “O jovem pode colocar o seu pensamento, a sua ideia em um projeto e vê-lo concretizado lá na frente”, disse ele.

 

No grupo de debates sobre cultura, Rosania Meira, do município de Maracás, lembrou que a cidade onde nasceu é uma das principais produtoras de flores do estado e também se destaca na diversidade cultural com grupos de teatro, dança, música e fanfarras. “Podemos abrir os olhos do poder público para as nossas potencialidades e mostrar que somos capazes de produzir”, acredita Rosania que é estudante de Gestão Ambiental na Faculdade de Jequié, distante 90 km de Maracás.

 

 

Ao final dos debates e da definição dos temas a serem encaminhados para a Conferência Estadual, foram eleitos os representantes da região para o encontro em Salvador, no final de outubro, e também para a Conferência Nacional. Anderson Dantas, de Amargosa, estudante do curso de Educação Física da Universidade Federal do Recôncavo Baiano, foi o mais votado para representar o Território do Vale do Jiquiriçá, em Brasília, no mês de dezembro.

 

Fonte: SECOM BA

 

Presidente da Mercovale defende criação da Universidade Federal do Sudoeste da Bahia

Prefeitos iniciam luta para criação da Universidade Federal do Sudoeste da Bahia
O prefeito de Planaltino, Zeca Braga, presidente da Associação dos Municípios do Vale do Jiquiriçá – MERCOVALE-, esteve acompanhando o Prefeito de Vitória da Conquista, Guilherme Menezes,  no início da tarde da última quarta-feira, 21, onde tiveram com o ministro da Educação, Fernando Haddad, para solicitar a criação da Universidade Federal do Sudoeste da Bahia. A audiência foi articulada pelo deputado federal Emiliano José e também contou com  o prefeito de Brumado, Eduardo Vasconcelos; prefeito de Barra do Choça  e presidente da Associação dos Municípios da Microrregião do Sudoeste, Oberdan Rocha; prefeita de Mortugaba e presidente da Associação dos Municípios das Regiões do Rio do Antônio e Rio Gavião, Rita de Cássia Cerqueira;  prefeito de Santana, Marco Aurélio Cardoso, e prefeito de Santa Maria da Vitória, padre Amaro Santana. Também estavam presentes os deputados federais Valmir Assunção, Nelson Pelegrino, Amauri Teixeira e o deputado estadual Marcelino Galo.
Ao justificar a necessidade de criação da Universidade Federal do Sudoeste para o ministro, o prefeito Guilherme destacou que estava acompanhado de prefeitos que representam mais de 60 municípios cuja população seria diretamente beneficiada. Os prefeitos presentes na audiência destacaram a liderança do prefeito Guilherme Menezes no processo de consolidação da proposta de criação de uma universidade federal que beneficiará uma vasta região.
O Prefeito Zeca Braga, defende a criação de um campus da Universidade Federal do Sudoeste da Bahia no Vale do Jiquiriçá, contribuindo assim para atender a grande demanda de estudantes que concluem o Ensino Médio e acabam tendo que se deslocar para outras regiões em busca de uma oportunidade de cursar o nível superior.
O ministro da Educação, Fernando Haddad, afirmou que os Governos Lula e Dilma vêm investindo maciçamente na expansão do ensino superior, já tendo sido criados, desde 2003, 126 campi federais e 214 institutos federais em 340 cidades brasileiras. Sobre as demandas levadas pelo deputado Emiliano José e pelos prefeitos baianos, o ministro afirmou que solicitará aos técnicos do MEC visitas à região para construção de pareceres sobre o assunto.