Ferrovia Salvador-Conquista passará por Mutuípe

Depois de quatro décadas de abandono, os trens regionais voltaram à pauta dos governos estaduais e federal. Atualmente, está em estudo pelo poder público a construção de 21 ramais ferroviários para passageiros. Caso todos os projetos planejados no Brasil saiam do papel no prazo previsto, o País pode ganhar 3.334 km de trilhos para transporte em 14 Estados até 2020.

Estação Ferroviária Mutuípe

Dentre os novos projetos, há a possibilidade da  criação da “Ferrovia Salvador-Vitória da Conquista”.  Partindo de Salvador, passando por Candeias, Santo Amaro, Cachoeira, Cruz das Almas, Santo Antônio de Jesus, São Miguel das Matas, Lajes, Mutuípe, Jiquiriçá, Ubaíra, Santa Inês, Itaquara, Jaguaquara, Jequié, Manoel Vitorino, Poções, Planalto e enfim chegando a Vitória da Conquista.

Trecho

Entras as cidades de Santo Antônio de Jesus e Jequié havia a Antiga Ferrovia do Vale do Jiquiriçá, que tinha como plano inicial se estender a Vitória da Conquista, porém o plano nunca foi cumprido e a Ferrovia veio a ser desativada em 1970, quando já não fazia parte do plano de desenvolvimento do país o transporte ferroviário.

Porém, agora no ano de 2012 o transporte ferroviário de passageiros volta a ganhar força no governo federal e em alguns estaduais por todo Brasil. Caso todos os projetos planejados no Brasil saiam do papel, o País pode ganhar 3.334 km de trilhos para transporte em 14 Estados até 2020. Sendo os principais:

O projeto de ligação entre Brasília e Goiânia; Belo Horizonte e Ouro Preto; São Paulo e Jundiaí; São Paulo e Santos; São Paulo e Sorocaba; Londrina e Maringá no Paraná e; Pelotas e Rio Grande, no Rio Grande do Sul.

O Estado da Bahia até o momento não apresentou nenhum grande projeto de ligação intermunicipal por ferrovias, por isso viemos aqui levantar a bandeira e criar o movimento em defesa da Ferrovia Salvador-Vitória da Conquista, que poderá ser construída através da parceria do Governo do Estado com o Governo Federal (Ministério dos Transportes).

FERROVIA SALVADOR-VITÓRIA DA CONQUISTA ATÉ 2020!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


+ 4 = doze

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>